IMG_3907

Primeiro prematuro da UTI Neonatal é piraporense

Nasceu, às 11:23, do dia 25 de fevereiro de 2016 o primeiro prematuro. Ele é piraporense, sexo masculino, 530 gramas. A parturiente, Janaína C. da Silva Cardoso é morada de Buritizeiro, grávida de quase 25 semanas, segunda gestação seguida de um pré eclampse. O parto foi feito pelo Dr. Cristóvam Miranda, acompanhado pela Pediatra, Dra. Maria de Fátima Santos Siqueira. Mãe e bebê estam bem e recebem neste momento, todo atendimento necessário. Estamos aguardando a chegada do segundo bebê que virá pela Central de Regulação. Até o momento, as informações são de que ele é de Várzea da Palma.

O Dr. Helder Leone Alves Carvalho, Coordenador dos Neonatologistas e Pediatras da UTI Neonatal esclarece a diferença entre UTI Neonatal e UTI Pediátrica. “Todos os prematuros entre zero e 28 dias de vida são recebidos EXCLUSIVAMENTE pela UTI Neonatal, a partir de 29 dias tem que ser encaminhados para a UTI Pediátrica. Atenderemos toda a micro e macrorregião que estiverem na Central de Regulação” – finalizou.

IMG_3926

A Coordenadora da Enfermagem, Luciana Oliveira, declara que este é um grande avanço para Pirapora e região. “Agora podemos atender melhor nossos bebezinhos. Estamos com uma equipe multidisciplinar muito bem preparada para receber nosssos pequeninos”.

São 10 Neonatologistas e Pediatras com plantão 24 horas, 20 técnicos de enfermagem, sendo 2 técnicos para cada 2 prematuros, 4 enfermeiros, 4 fisioterapeutas, 4 apoio, 1 secretária e 1 nutricionista com 4 auxiliares que ficarão responsáveis pelo lactário (é a área destinada ao preparo e distribuição de fórmulas lácteas e não lácteas e dietas enterais. Esta área deve apresentar rigorosas técnicas de assepsia e controle da temperatura de produção do alimento, visando possibilitar ao paciente uma alimentação segura do ponto de vista microbiológico).